sábado, 11 de maio de 2013

Ordem & Desordem I Order & Disorder



Usamos energia em tudo. Usamos para construir as estruturas que sustentam nossas residências e toda sorte de construções. Usamos a energia no sistema de transporte e na iluminação de nossas casas. Até mesmo nossa alimentação, vida e como morremos estão relacionadas com a energia.
Mas o que exatamente é a energia? E o que o torna algo que é tão útil para nós? A busca por estas respostas levou os cientistas a descobrir muito mais do que esperavam. Do entendimento da energia floresceu o entendimento pelo próprio Universo.
O Professor Jim Al-Khalili mostra como a humanidade avançou de maneira espantosa nos últimos 300 anos, após o domínio da tecnologia das máquinas, e do desenrolar do entendimento da física por trás de seu funcionamento.
As peças do quebra-cabeça foram surgindo aos poucos. O filósofo Leibniz contribuiu ao associar o Universo com o funcionamento de uma máquina, criando uma ponte entre a engenharia e a filosofia. 
Anos após Leibniz, Sadi Carnot deu mais um passo demonstrando que a diferença de temperaturas era algo fundamental na compreensão e entendimento de uma máquina térmica. Seguida de contribuição de Rudolf Clausius que demonstrou importância da interpretação da direção na qual os fenômenos ocorriam.
Aos poucos ficava clara a existência da entropia, em sua ditadura rígida nos processos de dispersão de energia, com influências em toda a física do Universo.
Professor Jim mostra também que este fluxo de entropia, rumo a uma dispersão, também é origem de processos de organização. É a “ordem” que surge às custas da “desordem”. O colapso também pode ser criativo.
A visita a um centro de pesquisas em fusão revela como a humanidade está em busca de todas fontes possíveis de energia, sugando até a última gota onde ela estiver.

Episódio - 1



Episódio - 2



FIM
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...