sexta-feira, 31 de maio de 2013

A Descoberta Do LSD


De droga maravilhosa a problemática. “A Descoberta do LSD” é um documentário que mostra a história do LSD desde a sua descoberta pelo químico suíço Albert Hoffman, em 1943, até sua proibição na Califórnia, em 1966. Dos experimentos em psicologia às ruas, quando se tornou símbolo psicodélico do movimento hippie. O documentário mostra também o uso da droga hoje em pacientes de câncer que sofrem de depressão.


A droga foi muito visada em pesquisas; psiquiatras e demais estudiosos do tema a testaram em si mesmos para melhor entender desordens severas por que pacientes eram acometidos, pois segundo teorias e dadas experiências era possível simular a esquizofrenia sob seu efeito, entre outras condições semelhantes. 

Após certa experimentação e maior divulgação na comunidade científica, tornou-se prática frequente seu uso clínico em sessões de psicoterapia, pois acreditava-se que o subconsciente tornava-se intensamente acessível por meio do LSD, ajudando o paciente a chegar a uma nova percepção acerca das questões que envolvem seu universo psico-afetivo. 

Stanislav Grof, psiquiatra tcheco, ganhou renome mundial com o pioneirismo desta prática nos Estados Unidos, mas teve de abandoná-la oficialmente e procurar alternativas após a ilegalidade do LSD.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...