terça-feira, 9 de abril de 2013

Sangue No Telemóvel


Todos nós gostamos dos nossos telemóveis. Eles ligam-nos à nossa família e aos nossos amigos. Mas também nos ligam à República Democrática do Congo, um dos locais mais perigosos do mundo.
Dentro dos nossos telemóveis existem minerais ilegalmente extraídos da terra, minerais que alimentam o conflito, criam escravatura infantil e apoiam outros graves abusos dos direitos humanos no Congo, onde já morreram 5 milhões de pessoas nos últimos 15 anos, mais do que em qualquer outro conflito desde a Segunda Guerra Mundial.

Este fascinante documentário revela um comércio de minerais assolado por violência e exploração humana. O realizador aborda os militares congoleses e senhores da guerra corruptos com bravura para ganhar acesso a Bisiye, uma mina de escravos controlada por milícias que produz cassiterite, um óxido de estanho usado em telemóveis. Aí trabalham cerca de 25 mil escravos numa miséria e medo inimagináveis.

Ele leva as suas descobertas ao gigante finlandês dos telemóveis, a Nokia, uma empresa que gera um lucro líquido anual de 1,6 mil milhões de dólares. 
Ele espera que a Nokia cumpra a sua alegação de que "A sustentabilidade é tudo o que fazemos", mas a Nokia recusa-se a reconhecer que os "minerais de sangue" são usados na produção de telemóveis.
"Blood In The Mobile" é um filme sobre coragem humana, esperança e busca de soluções.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...